Jozias Benedicto

Jozias Benedicto

Escritor e artista visual, nasceu em São Luiz do Maranhão, cidade que deixou adolescente, mas na qual ainda mora, em sonhos – quando não está, desperto e atento, no Rio de Janeiro.

Tem especialização em Literatura, Arte e Pensamento Contemporâneo pela PUC-Rio.

Trabalha com videoinstalações, performances e pinturas que unem literatura e artes visuais. Participou da XVI Bienal de São Paulo, dos II, III e IV Salões Nacional de Artes Plásticas (Funarte), da exposição Poesia Agora, na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e de Salvador e no Museu da Língua Portuguesa (SP) e de outras mostras. Sua mais recente exposição individual foi em 2018, na Galeria Ibeu (Rio), Na estrada através do espelho, uma performance livremente inspirada em Lewis Carroll e Jack Kerouac.

Seu primeiro livro de contos, Estranhas criaturas noturnas, foi finalista do Concurso SESC de Literatura 2012/2013. Como não aprender a nadar conquistou o Prêmio de Literatura do Governo de Minas Gerais 2014 (Contos) e o Prêmio Moacyr Scliar 2019, da Diretoria da UBE-RJ. Recebeu, ainda, premiações da Fundação Cultural do Pará (2018) por Um livro quase vermelho e da Fundação Cultural do Maranhão (2018) por Aqui até o céu escreve ficção,a ser publicado em 2020 pela Patuá. Em 2019 lançou um livro de poesia, Erotiscências & embustes, pela Editora Urutau, que está editando seu A ópera náufraga, também de poesia, para lançamento em 2020.

Deixe um comentário