Minhas filhas,
que alegria é ver vocês reunidas, na chuva, com sorrisos no rosto. Sei que a vida foi dura com vocês e por isso esse reencontro ilumina minha alma. Júlia minha filha, te admiro por sua força e resiliência, perdeu o marido tão cedo com meus quatro netos para criar e hoje está aí independente com os filhos de vida feita, viajando para todo lugar, você é a mulher de sua época, soube se libertar e construir sua vida, sem ser pra sempre uma viúva sofrida, te amo minha filha.
Bárbara, você diferente da sua irmã, teve que se virar sozinha desde sempre, porque aquele desgraçado te abandonou com a minha neta ainda na sua barriga, não consigo nem imaginar o sofrimento que você sentiu minha filha, porque você nunca deixou transparecer, sempre pareceu feliz e realizada com a vida que construiu, e ofereceu para minha neta uma vida maravilhosa, te admiro e vejo em você uma coragem que eu não tenho, uma alegria de viver que poucas pessoas possuem e uma garra inabalável, te amo.
Ruth, minha caçula amada, quando você chegou em minha vida eu não estava preparada, tinha tanto trabalho na rua e em casa, que o que sobrava para você eram algumas migalhas, sei que você se sentiu amada na infância por suas irmãs, por mim e pelo seu pai, mas a adolescência foi muito dura pra você. Você era diferente e eu não queria ver, você desejava coisas que eu não compreendia, e eu entendia tudo como uma afronta, um combate, e eu reagi da pior forma possível, te evitei, me afastei e te perdi.
Minha filha, eu não tenho palavras suficientes para me desculpar, eu não soube te amar, porque amar é apoiar, compreender e ajudar, e eu só queria te amar dentro do que eu podia aceitar. Sei que não posso voltar atrás e construir uma vida diferente para nós, mas posso tentar partir em paz e dizer que te admiro por saber quem é, e mesmo com toda a discriminação e sofrimento que eu e tantos outros te causamos você conseguiu lutar por sua felicidade e pelo amor. Desejo que você e a Débora sejam muito felizes juntas e saibam que de onde eu estiver estarei sempre abençoando vocês. Te amo minha filha, daqui até o infinito.
Com amor,
Mamãe.
Rodada 94
Fotografia: Magali Rios
Carta: Maria Matina